No momento, você está visualizando <span class="hpt_headertitle">As Bibliotecas Verdes</span>

As Bibliotecas Verdes

As Bibliotecas Verdes

A preocupação com o impacto das mudanças climáticas e da crise ambiental aumenta cada ano e se torna um problema local e global. Por isso, bibliotecas já estão engajadas em enfrentar a emergência climática e fazer sua parte para facilitar impactos climáticos positivos.

Neste mês, na conferência anual da CILIP (Chartered Institute of Library and Information Professionals) na Inglaterra, vimos a próxima etapa de intensificar o esforço compartilhado das bibliotecas para fazer mais pelo nosso planeta e por todos nós, lançando o Manifesto das Bibliotecas Verdes.

Bibliotecas VerdesO Manifesto é uma iniciativa da Green Libraries Partnership , iniciada no início deste ano pelo CILIP, Libraries Connected, Julie’s Bicycle e British Library. A Parceria também está administrando um pequeno Fundo de Bibliotecas Verdes para apoiar programas exploratórios de em bibliotecas públicas na Inglaterra.

Ao assinar o Manifesto, as bibliotecas se comprometerão com um conjunto de princípios comuns que permitirá ter um impacto muito maior trabalhando em conjunto do que sozinhos. Além de se comprometer com a construção de novas parcerias, os princípios enfatizam a necessidade de todas as bibliotecas colocarem a sustentabilidade no centro de seu trabalho e planejamento, abraçar a inovação que os ajudará a mudar suas práticas atuais, crescer e compartilhar conhecimento.

Por meio deste manifesto, a iniciativa quer unir as bibliotecas em direção a uma visão compartilhada: liderar pelo exemplo por meio de nossas próprias ações ambientais e usar nosso poder e alcance para informar e inspirar as pessoas a agir positivamente e construir resiliência nas diversas comunidades que atendemos.

Leia o manifesto na íntegra e se inspire na iniciativa britânica para fazermos de nossas bibliotecas espaços de debate, reflexão e impacto ambiental aqui no Brasil.