No momento, você está visualizando <span class="hpt_headertitle">Diagnóstico do acervo pessoal. Ano 2023</span>

Diagnóstico do acervo pessoal. Ano 2023

Diagnóstico do acervo pessoal

CARLOS EDUARDO MOREIRA FERREIRA

empresa de digitalização de documentosNos dias 30 e 31 de março de 2023, Eneida Labaki e Cristina Barbanti realizaram visita técnica na Fazenda Santa Maria, localizada na cidade de Brotas interior de São Paulo, local de guarda do acervo de Carlos Eduardo Moreira Ferreira, para elaboração de diagnóstico e indicação de ações de extroversão e preservação do acervo.

Advogado, Deputado Federal e Presidente da FIESP, foram as principais ocupações de Carlos Eduardo Moreira Ferreira, falecido em 2022. Na fazenda há a documentação acumulada ao longo de sua vida profissional, durante o exercício de suas atividades profissionais. A guarda e preservação da documentação sempre foi uma preocupação do Sr. Carlos Eduardo, entretanto possíveis usos dessa massa documental não foi encaminhada em vida.

Preocupação da família em ter um diagnóstico do acervo pessoal

Agora, a família quer entender a documentação e os possíveis desdobramentos tanto para a preservação quanto para a extroversão do acervo. Em meio a documentos sem valor histórico, comprobatório ou fiscal e que podem/devem ser descartados há documentos relevantes sobre a história de Carlos Eduardo, seus projetos profissionais e sobre a história dos locais em que trabalhou.

empresa de digitalização de documentosVia de regra, o diagnóstico do acervo pessoal consiste em analisar a documentação, quantificar, pesquisar a história da instituição ou pessoa e propor ações que convirjam com o que há de documentação e com interesses e objetivos de cada cliente. Porém, essa experiência para a elaboração deste diagnóstico foi bem especial e diferente, pois durante os que estivemos hospedadas na Fazenda da família e convivendo com familiares e funcionários, estivemos muito próximas de toda a história e de pessoas que também viveram aquelas histórias e conhecem cada momento de construção do acervo que é também parte de suas histórias. Muitos sentimentos afloraram, muitas recordações e muitas memórias afloraram e foram contadas naqueles dois dias de mergulho no acervo.

empresa de digitalização de documentosAlém das muitas histórias ouvidas, mais de 2.500 caixas, 5.000 fotografias, revistas, quadros, folders, objetos, placas comemorativas foram inventariadas em meio a tranquilidade do campo, xícaras de café da fazenda e uma comidinha caseira que ainda deixa saudades. O diagnóstico do acervo pessoal está em fase final de elaboração e será apresentado à família com indicações de guarda e descarte de documentos, além de possibilidades de extroversão do acervo para que o legado do Sr. Carlos Eduardo seja preservado. É como se a responsabilidade fosse ainda maior quando a imersão não se dá apenas no acervo, mas no convívio familiar mesmo que em apenas dois dias.